LIVRO DIDÁTICO PNLD 2017



PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
NÚCLEO  DO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º AO 9º ANO

RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA – PNLD 2017

ARTE
Este ano é a primeira vez que os  alunos  do Ensino Fundamental II recebem o livro didático do componente curricular Arte.  Os livros didáticos  apresentam conteúdos e atividades ligadas às diferentes modalidades artísticas: artes visuais, dança, música e teatro. Também apresentam unidades que tratam de manifestações culturais diversas de caráter popular e manifestações artísticas de caráter histórico, contudo o livro deve servir como um apoio e não como um guia de práticas didático pedagógicas.
Assim, a organização didática dos livros deve ser articulada de maneira aberta e flexível, seguindo em primeiro lugar as orientações pedagógicas dos conteúdos do componente curricular Arte desta secretaria, não havendo, no entanto uma ordem a ser seguida nas propostas didáticas dos livros.
A partir deste contexto, no livro “Mosaico – Arte”,observa-se que as propostas em que o estudante é levado a experimentar o contato com as técnicas convencionais do desenho e da pintura são escassas. Deste modo, no caso de a professora ou o professor se deparar com interesse por esse tipo de atividade por parte dos estudantes, é necessário buscar propostas que não sejam as enunciadas pela coleção. Ler
No livro “Arte por toda parte”, a maior parte das traduções de títulos de obras segue o padrão de como tal obra ou produto é exibido, sendo que, em casos muito célebres, o título permanece no idioma original. Porém, na coleção, foram observados casos em que o nome presente no livro não condiz com as traduções da literatura em torno de obras de arte e o nome traduzido pelas distribuidoras, no caso de títulos de filmes e, com menos ocorrência, pelas editoras, no caso de livros de ficção. Isso acontece em indicações e em legendas de imagens, sendo recomendado, no caso do exemplo se tornar significativo no desenvolvimento das aulas, que estudantes, professoras e professores procurem as diversificadas nomeações que tal obra ou produção possui.
Diante do exposto na formação continuada PNLD/2017, ficou assim constituída:


LIVROS
02/08
03/08
04/08
05/08
TOTAL


1

ARTE POR TODA PARTE

12
10
13
13
48
1º OPÇÃO

2

MOSAICO - ARTE

2
5
5
11
23
2º OPÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário