FORMAÇÃO REFLEXIVA ABRIL - 2014


O COMPONENTE CURRICULAR – ARTE


No ano de 2005 a Prefeitura Municipal de Campo Grande, na busca de atender a meta de melhoria da qualidade da educação efetivou e desenvolveu ações que propuseram dar aporte à ação docente, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Para isso foi elaborado, entre outras ações, o Referencial Curricular para o Ensino Fundamental. As sugestões e propostas foram analisadas e sistematizadas pela equipe de Arte garantindo a essência da proposta curricular pensada pelos profissionais da educação da REME.

O Ensino de Arte é visto sob uma nova perspectiva, com uma visão mais ampla para além dos objetivos de transmissão dos conteúdos, dos aspectos dos objetos e da lógica, mas que contemple os aspectos subjetivos e sensíveis de ver e compreender o mundo e está fundamentado na concepção materialista histórica e tem como  finalidade da formação estética.  
 

A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO ENSINO DE ARTE DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Entendendo que a Arte não é somente subjetiva, que não  nasce apenas de um estado de inspiração e não se cria somente por intuição, contudo, ainda persiste resquícios de um ensino de Arte centrado na visão espontaneista e ainda persiste uma certa uma passividade e indiferença perante as questões históricas e sociais, o que facilita a reprodução de  ideia de que a arte é apenas expressão de sentimentos e destinada somente à auto-revelação.

Desse modo, esta formação objetivou esclarecer aos professores como está organizado o Ensino de Arte no  referencial curricular. Outro objetivo, foi retomar um estudo sobre as concepções sobre o a Arte, Ensino de Arte, estética e educação estética.

Esta formação aconteceu no Museu de Arte Contemporânea - MARCO,  que recebia a exposição do fotógrafo Pierre Verger. Assim as atividades práticas pedagógicas foram desenvolvidas por meio de uma visita monitorada pela equipe técnica do museu.

Finalizou-se apontando sugestões práticas de como pode ser o planejamento ou plano de aula, tendo como referência as obras de Pierre Verger, dentro de uma metodologia baseado na Pedagogia Histórico Crítica do professor João Gasparin.